terça-feira, 18 de março de 2008

Barcelona em dia de sol! É, Brasil... a concorrência tá grande...

No domingo, o dia estava meio feio... Chegou a chover.
Eu tinha chegado em Barcelona numa quinta-feira de sol, e este tempo não tinha se repetido.
Como choveu, eu fiquei na torcida: "O céu vai limpar e agora vai ter só sol..."
Dito e feito!
Segunda-feira amanhece um dia simplesmente maravilhoso... Meio friozinho, um casaquinho era necessário... Mas com o sol lindo que fazia, dava vontade de ir a praia!
A Natália não ia poder sair. Mas o Ismael, durante o nosso café da manhã pós-festa tinha comentado que eu não podia ir embora sem conhecer o Parque Güell de Barcelona. E que ele podia ir comigo, já que ele só trabalhava a noite no Fellini.
E, nesse dia maravilhoso, foi o que fiz!

Saindo para o dia em Barça... Na rua que desce a montanha do albergue.

Fomos para o parque. Simplesmente lindo! Dele, tem-se uma vista maravilhosa de Barcelona.
E o melhor de tudo, já era o segundo dia que tinha a companhia de gente nativa. Quer coisa melhor que conhecer a Espanha com espanhóis. A gente tem que se esforçar pra se comunicar, mas passa um clima local muito maior! Dá uma sensação muito maior de se estar realmente conhecendo o lugar... E ainda aperfeiçoei meu "portunhol"... hehehe
Tiveram umas coisas muito divertidas que fui conversando com ele ao longo do dia, que eu vou pondo ao longo do `post`.


Park Güell =)

No dia do café da manhã pós-festa, o Ismael comentou comigo e com a Natália que sabia tocar gaita. Do jeito que eu me amarro em gaita, falei: "Sério?! Que massa! Eu acho muito lindo o som de gaita!" Aí ele me olhou estranhando e falou que não sabia que tinha no Brasil. Falei: "Claro que tem... eu acho muito legal!"
Aí estávamos andando nesse dia no parque e eu escutei o som de gaita. Aí eu falei: "Mira! É o som de uma gaita! Que bonito!" Aí ele: "Não, não é uma gaita. É uma armónica (isso eu olhei aqui no dicionário do google pra ver como escreve)!" Ou seja, logo fomos nos entendendo e percebemos a confusão: a gaita na Espanha é tipo um ritmo ou uma dança típica. Algo assim. O que chamamos de gaita é chamado de armónica lá. Ele começou a rir e falou que bem que ele tinha achado estranho eu conhecer a gaita no Brasil. (rsrss)
Andando mais um pouquinho e o que encontramos para vender: castanholas...

O vendedor fazendo uma demosntraçãozinha de como se toca castanholas...

Foto do dia lindo que estava fazendo... O Ismael me sacaneou: "Com esse sol e essas palmeiras nas fotos, vai parecer que você tá é no Caribe." (rsrss)

Vista de Barcelona!
PS: Tão vendo esse prédio alto e pontudo do lado esquerdo aí? Pois é... o Ismael já logo me apresentou a besteira de como ele é conhecido: "Pito de Barcelona" (Não é preciso traduzir, né?! rsrss).

Fizemos uma pausa para comprar um lanche. Compramos sanduíche com recheio espanhol: um com calamares (um fruto do mar) e outro com tortilla de patatas.
Do lado da lanchonete, uma "tienda" (loja) de souvenir com camisas do Barça. E, no meio delas, uma camisa do Real Madri.

"La Mancha Blanca" Hahaha... o Ismael, como um fiel torcedor do Barça, já foi tratando de me ensinar isso.

E começando a falar de futebol...
No dia anterior, havia ocorrido um jogo do Barça. Mas, como São Pedro não foi meu "brother", acabei não indo... Não ia gastar 30 euros pra assistir o jogo na chuva...
Falei pro Ismael que queria ter ido. Lógico que ele estranhou um pouco uma menina querer tanto ir. Mas, logo mandei um "Poxa! Eu sou brasileña! Gosto de futebol! E sem contar que tem o Ronaldinho!" Ele já riu e entendeu.
Ele falou que o Ronaldinho era muito bom, apesar do jogador favorito dele ser o Cristiano Ronaldo. Já falei logo: "Como assim?! Ronaldinho!!" Ele já se foi apaziguando: "Mas o Ronaldinho também é muito bom!" (rsrss)
Aí eu vi que realmente futebol é universal! Começamos a comentar sobre uns lances do Ronaldinho. Falei sobre a propaganda da nike com as bolas seguidas no travessão que eu tinha minhas dúvidas se era verdade e ele disse que sim.
Ele começou a se empolgar. Até porque ele me falou que jogava futebol. E era "porteiro". Mas, hein? Ah, tah... goleiro! Ele lembrou de um golaço do Ronaldinho no Barça que ele matou a bola no peito e fez uma bela de uma "chilena" e a bola foi direto pra dentro da rede. Bom, pela demonstração da "chilena" dele, foi fácil perceber do que se tratava. "O gol de bicicleta!" Ele riu e falou: "Isso no Brasil é `bicicleta`? Aqui é `chilena`! A bicicleta aqui é assim (vizualize ele fazendo uma demonstração, rsrsss)." E eu: "Ah! Isso é pedalada! Quem gosta disso é o Robinho!" Aí ele: "Sim! O Robinho faz isso! Você chama de pedalada?"
E comentou que no dia que o Ronaldinho fez o gol de "chilena", ele ficou maluco assistindo aquilo e não sabia mais quem ele era: "Yo no era yo!"
Hahahaha! É... acho que não somos os únicos fanáticos por futebol...
Mas voltando ao parque... hehehe...

Esta foto foi tirada junto com esse lagarto, que não sei bem por que, mas é um símbolo do parque que tava sendo disputado pra tirar foto. Tinha uma galera em volta. Um batia a foto o lagarto. Na hora que esse um saia, um pulava na frente querendo dizer que era sua vez. Engraçado ver aquela galera em volta se preparando pra "dar o bote" assim que quem tava tirando a foto saisse. (rsrss). Lógico que eu fiz o mesmo. Dei a câmera pro Ismael e falei: "Dá licença que eu sou turista! Se prepara com a câmera aí!"

Foto com o guia españolito =)

Foto com a cruz, que fica em cima de um morro no parque. É o ponto mais alto do parque, que dá uma vista muito legal da cidade. Pra tirar essa foto, o Ismael se esforçou (rsrss).
Tanto que eu resolvi pedir a câmera assim que ele bateu a foto e pedi pra ele não se mexer... Valia a pena registrar: o menino deitou no chão para bater uma foto legal com o céu azul e a cruz... Merece que essa foto seja publicada! (rsrss)

= p

"Mira!!" Barcelona...

Olha essa cidade... Olha esse sol... Olha a praia no fundo... Nossa senhora! Barcelona no coração!

Saindo do parque, ainda deu tempo de pegar o ônibus e ir até a praia. Não tem jeito, brasileiro que se preze gosta de uma praia.

Fim de tarde em Barceloneta, a praia de Barcelona.

Já posso dizer que fui a praia nessa viagem mesmo no inverno =)
PS: Se é que se pode chamar isso de inverno perto do frio que eu peguei...

"Puesta-del-sol"

Nenhum comentário: