domingo, 2 de março de 2008

Proibido?! O que essa palavra significa? Estou em Amsterdam!

Saindo do albergue pela manha, fui tratar de ter um dia completamente no clima de Amsterdam. Ia passar só dois dias na cidade e tinham que ser aproveitados.
Primeiro passo: Alugar uma bicicleta ;)
Conhecer Amsterdam sem ter andado de bike por ela deve ser considerado um pecado. Passei no 'Rent a Bike' mais proximo e aluguei uma magrela por dois dias.
Eu estava enferrujadissima! Mil anos que nao andava de bike. Mas bastou subir em cima dela pra perceber aquela velha comparacao: "Fazer isso é que nem andar de bicicleta, pode passar quanto tempo for sem fazer, mas voce nunca esquece." Hehehe...
Saindo da loja, atravessei uma pontezinha e o que estava logo a frente? VondelPark! O melhor parque de Amsterdam!
O clima nao estava dos melhores. O ceu esteve fechado durante toda a minha estadia na cidade mais alternativa do mundo. Nao chegou a chover e nao estava tao frio, mas o ceu nao estava azul. Mesmo assim, estar em cima de uma bicicleta na frente do VondelPark em Amsterdam é pra dar ânimo pra qualquer dia. Uma voltinha no parque pra comecar bem o dia:

Eu e meu "carango".


Saindo de lá passei no lugar que veio a ser um dos lugares mais fofos que eu vi em Amsterdam: O Mercado de Flores!


Tulipas! Muitas tulipas! Deve ser o lugar do mundo onde mais se podem vê-las (e compra-las por um precinho camarada).
O Mercado fica ao lado de um canal. Aliás, a cidade é cheia deles.

Um dos canais de Amsterdam.

Ao lado, souvenirs. Dos mais hilários! Chega a ser engracado como eles têm consciência que eles sao o lugar mais alternativo que existe.
Camisetas, chaveiros, ímas de geladeira e muitas outras coisas com frases e desenhos sobre maconha, sex shops, coffee shops e a Rua da Luz Vermelha tomam conta das lojas. Claro que tambem tem espaco para os sapatinhos holandeses, moinhos de vento, tulipas e etc, mas a imaginacao para os temas mais "polêmicos" é impressionante (rsrss).
Saindo de lá, fui para a famosa Casa de Anne Frank. Tah aih mais uma das faces de Amsterdam. Essa cidade consegue ser meiga com seus canais, bicicletas e tulipas; "porra louca" com seus coffee shops e sex shops em cada esquina e ainda por cima chocante com a mostra de como era a vida dos judeus em plena guerra.
Para quem nao sabe, Anne Frank era uma menina judia que conviveu com sua família refugiada numa casa em Amsterdam. Foram instalados por uns amigos na época da perseguicao aos judeus. Ela, nessa época, escreveu um diário contando todas as coisas que aconteciam e como ela se sentia. Através dos dados desse diário e de alguns relatos da época, hoje a casa que ela viveu refugiada com sua família é um museu. Lá eles mostram como eles viviam, alguns trechos de seu diário que contavam o dia-a-dia da família e o seu sentimento de esperanca, além dos fatos que aconteceram na época.

O Diário de Anne Frank.

Na casa, viviam 8 refugiados: Anne, pai, mae, irma e uma familia de mais 4 pessoas. Ela conta que eles tinham que tomar cuidado até na hora de falar, para que nao fizesse muito barulho. Eles acabaram sendo delatados e levados aos campos de concentracao. Anne (que tinha apenas 15 anos) e todos os outros, com excecao apenas de seu pai, morreram nos campos de concentracao.
Anos depois, seu diário foi entregue a seu pai, que posteriormente resolveu publicá-lo.
Sim. É algo pesado. Mas acho que é algo que todos deveriam ir ao menos uma vez na vida para ter consciência da crueldade que o ser humano é capaz de ter.

Bom,saindo de lá, fiz um lanche no Mc Donald´s e resolvi ir para a tao falada: Rua da Luz Vermelha.
Porém, no meio do caminho... me deparo com o: Museu do Sexo! rsrss

Bom... pensei: deve ter muito coisa tosca! Mas eu estou em Amsterdam e custa só 3 euros! Comecemos a entrar no clima da cidade liberal ;)

Saí de lá e... vamos pedalar para a Rua da Luz Vermelha!
Para quem nao sabe, a Rua da Luz Vermelha é uma das mais famosas de Amsterdam. É onde várias garotas exibem seus "dotes" (ou a falta deles, hehehe) em vitrines. Dizem que se voce para e pergunta o preco pra elas, elas respondem "Fifty euros: fuck and suck." (que bom que todo mundo sabe inglês e não preciso traduzir, né?)
O mais engracado era eu de bike, a noite, com o mapa gay na mao e de vez em quando parando pra perguntar: "Please, where is the Red Light District?"
Ficava só imaginando a pessoa que eu fazia essa pergunta me sacaneando em pensamento... Hahaha! Nessas horas é muito bom saber que ninguém te conhece e nunca mais vai te ver. (rsrss)

Red Light District.

Ah, sim! E vale lembrar que as meninas nao gostam de ser fotografadas. Inclusive, na hora que eu tirei a câmera da bolsa pra tirar uma foto da rua (nem apontar a câmera pra nenhuma garota eu apontei) uma delas começou a dar uns murros pelo lado de dentro da porta de onde ela estava. Quando eu me virei, ela só abriu a porta e gritou: "No pictures! Not here!" E bateu a porta de volta. Fiquei meio sem reação e depois acabei rindo. Só pensei brincando: "Nem de você eu queria tirar foto, sua exibida! (rsrss)"
Agora que eu tinha pagado o mico sem ter tirado a foto, resolvi tirá-la. Hahaha... Só que não foi da que gritou, por que ela já devia estar de olho em mim. rsrss. Fiquei meio encondidinha e tirei essa foto com um zoom e sem flash pra ela não reparar. Tô colocando ela aí pra vocês terem uma idéia de como funciona. Essa janela vermelha é uma porta na altura da calçada. Uma galera passando do lado e a menina lá dentro tentando conquistar os clientes.


Saí de lá e passei numa rua que tinha um BullDog, a rede de coffee shop mais famosa de Amsterdam. Parei em frente para tirar uma foto e uns holandeses ficaram na frente da camera fazendo gracinha pra eu tirar fotos deles. Ri e comecamos a conversar. Falei que era do Brasil e tava de mochilao. Falei que tinha acabado de sair da Red Light e tinha levado um "esporro" da menina. Eles riram e viram que eu realmente tava no clima com aquela bike alugada. Hehehe. Falei que agora tava ali no BullDog pra tirar uma foto do coffee shop mais famoso. Eles falaram que estavam indopra um coffee shop ali do lado e perguntaram se eu nao queria ir. "Beleza, mas eu nao fumo, posso acompanhar bebendo alguma coisa." Eles me sacanearam dizendo que eu tinha que entrar no clima de Amsterdam (rsrss).


Fomos conversando no caminho e eles me falaram que realmente a marijuana é, sem exagero, um costume local. Que todos por lá já experimentaram. Até brincaram falando que pizza é o prato típico que você tem que experimentar na Itália, paella, na Espanha e marijuana é o "prato típico" que você tem que experimentar em Amsterdam. (rsrss)
Claro que eles estavam brincando. Entramos no coffee shop, jogamos uma sinuquinha, eu pedi algo pra beber, os meninos pediram algo pra beber e a maioria fumou o cigarro tradicional. Um deles arrumou seu ´backzinho´e curtiu ali na dele. Agora, o melhor foram essas fotos:


Antes...Depois...

Fotos em que se pode jurar que é nosso momento antes e depois de um baseado. Hahaha!

"Space Menu"- Cardápio de marijuana e haxixe.

Saimos de lá, me despedi dos meninos e voltei pro albergue. Eu e minha bike, claro!
Bom... acho que, sem querer, curti todas as faces de Amsterdam num só dia.
Cidade tresloucada ;)

2 comentários:

Leg disse...

Oh, I was in Amsterdam previous year. I like this city very much! :)

blaBbla disse...

E ai Carol! experimentou alguma coisa? hahahahahah

Deveria!

Cuidado para não se tresloucar por aí...