sexta-feira, 21 de março de 2008

1992: Olimpíadas de Barcelona

E quem não se lembra das Olimpíadas de Barcelona em 1992?
Aquela em que um arqueiro acendeu a pira olímpica na abertura!
E ao me lembrar disso, decidi aproveitar meu última dia em Barcelona para conhecer a... Vila Olímpica ;)
Para isso, desço na estação de metrô mais próxima, a Plaza España.

Torres na na Plaza de Espanã. Ao fundo, o Museu Nacional de Arte Catalúnia (MNAC).

Ao longo do caminho entre as torres e o museu estava tendo uma amostra internacional de alguma coisa que estava sendo desmontada naquele dia :(.

A Vila Olímpica ficava atrás do MNAC. Fui andando até ele e, chegando lá, mais escadarias. Esse povo aqui na Europa gosta de uma escadaria... hehehe...
Mas confesso que estou começando a gostar delas, geralmente a vista da cidade é linda de cima delas.

Depois das escadarias (rsrss), em frente ao MNAC.

Alguns artistas em frente ao museu.

Continuei andando. Depois de um tempo, finalmente, o começo da Vila Olímpíca:

Passando dessa estátua que fica logo na entrada, chego numa rua que dá pra avistar do outro lado o que é chamado de Anella Olímpica! Ela é simplemente todo o complexo que foi construído para as Olímpiadas de 1992. Nela tem o estádio olímpico, o ginásio, etc...


El Palau Sant Jordi. O ginásio esportivo.

A pira Olímpica! :)

Ah sim... depois que tinha conhecido toda a Anella Olímpica, descobri algo que acabou com minha fantasia (rsrss). Na abertura das Olímpiadas, como eu falei no início do post, um arqueiro lançou uma flecha e acendeu a pira olímpica! Impressionante, né? Depois eu descobri que, na verdade, ele errou e a flecha passou por cima da pira, mas ela foi acendida por um dispositivo automático e todo mundo ficou impressionado achando que ele tinha acertado.
Bom... pelo menos na hora que eu vi a pira eu ainda tava achando que a história era verdade e fiquei embascada imaginando... O passeio só ficou ainda melhor (rsrss).
L'Institut Nacional d'Educació Física de Catalunyia.

L'Estadi Olímpic de Montjuïc!

Como estava meio friozinho e a Anella é toda aberta, tinha pouca gente por lá. O estádio, é claro, estava fechado, não dava pra entrar, assim como o ginásio. Ou não... (rsrss)
Quando fui dar a volta pelo Estádio por fora, acabei vendo uma portinha de serviço aberta. Ele tem várias portinhas de serviço ao longo dele. Todas elas fechadas, mas uma estava entreaberta... acho que um funcionário deve ter entrado e esqueceu ela assim...
O que a Carolzinha fez? hehehe... Já foi se infiltrando! Curiosidade é fogo! (rsrss)

Eu sozinha dentro do Estádio Olímpico. Tive que tirar essa foto no automático! (rsrss)

Saindo da Anella Olímpica, voltemos para o metrô. Mais uma foto de Barcelona que dá pra ver o topo do MNAC. Montanhas, árvores, céu azul, contruções antigas européias e a uma tentativa de transmitir toda a atmosfera da cidade espanhola que eu amei. :)


Chegando no metrô, resolvi aproveitar o tempo e todo o clima "esportivo" (rsrs) daquele dia e passar na frente do Camp Nou: o Estádio do Barcelona!


Camp Nou: El Estadi del Barça!

Saí de lá e fui pro meu momento "mulherzinha", hehehe... Compras!

Apesar de estar num esquema mochileira e fazendo programsa econômicos, já faziam 2 meses que eu andava com as mesmas roupas. O mesmo casaco e tudo o mais. Aí começou a aflorar o meu lado "mulherzinha" (rsrss) de sentir necessidade de uma roupa nova. Como eu não tinha gasto tanto dinheiro em Barça, por incrível que pareça, fui às compras.

Fui à Zara, que aqui na Europa é uma das lojas mais baratas (por incrível que pareça). Ainda por cima na Espanha, que é onde ela surgiu. Experimentei um monte de casaco até olhar um casaquinho preto com um preço até razoável e que não era bem legal. Coloquei ele no meio da loja mesmo e olhei no espelho. Gostei! O melhor foram duas espanholas que passaram por mim, olhando o casaco, olharam o preço e viram que ele ficava bem no corpo: "Mira la chica." Uma delas vira pra mim rindo e dispara no espanhol a falar comigo. Eu só arregalo o olho, rio e falo: "Perdon! Yo no hablo español!" Ela se desculpa, pára e raciocina um pouco... Ela dá um sorriso e um joinha com a mão, depois dá um beijo nas pontas dos dedos de uma mão (aquele gestinho universal de quando se gosta muito de algo) e fala: "Muy guapa!" Ri achando ótimo o jeito que deu pra se comunicar e respondi: "Gracias!" ;)

Depois dessa, decidi que levaria o casaco com certeza. (rsrss). Já era noite.

Não consegui falar com a Natália e nem com o Ismael. Liguei pro Edson, o brasileiro que também conheci no dia do Fellini e morava por lá também e falou pra qualquer coisa dar um toque. Fomos para Las Ramblas e experimentei a tal da sangria. Uma mistura de vinho, limão e não sei o que mais.
Bom, galera... essa foto eu confesso que peguei na net. Hehehe... não quis sair com a máquina à noite e voltar sozinha com ela. Só pra ilustrar mesmo pra vocês. Me dá um desconto (rsrss) ...

Fui embora. Dia seguinte: vôo para Londres ;)

Nenhum comentário: